Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Igreja Ortodoxa Russa quer encontro de Cirilo e Papa Francisco neste ano
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Igreja Ortodoxa Russa quer encontro de Cirilo e Papa Francisco neste ano
Catolicismo Romano

Igreja Ortodoxa Russa quer encontro de Cirilo e Papa Francisco neste ano

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A Igreja Ortodoxa da Rússia informou que “deseja” que o encontro entre seu líder, o patriarca Cirilo, e o papa Francisco ocorra ainda “neste ano”.

A informação foi repercutida pela embaixada russa da Santa Sé ao citar uma matéria da agência estatal Ria Novosti com declarações do metropolita Hilarion. “Estamos trabalhando para esse encontro”, ressaltou o representante ortodoxo, pontuando que, por conta da guerra na Ucrânia, as preparações passaram a ter reuniões virtuais.

https://www.provincia.biella.it/

Na entrevista, Hilarion dá a entender que o Patriarcado de Moscou quer manter aberta a via do diálogo, mesmo que este tenha estremecido por conta da invasão russa no país vizinho.

O representante, que é o porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, afirmou que a conversa online ocorrida entre Francisco e Cirilo no último dia 16 de março “foi muito importante” e que ambos concordaram “que é necessário fazer todos os esforços para que as divergências se resolvam pacificamente”.

O Patriarcado de Moscou, que rompeu com o de Constantinopla por conta de reconhecimentos aos ortodoxos ucranianos em 2014, é muito próximo do governo russo – com uma ampla ligação entre Cirilo e o presidente Vladimir Putin. Por conta disso, os líderes da religião não condenaram abertamente a guerra e sequer a chamam pelo termo bélico, referindo-se ao conflito como “operação militar especial”, como determina a ordem de Putin.

Na nota oficial pós-encontro, novamente, o Patriarcado não citou a palavra “guerra” ou “invasão” e se limitou a falar sobre os refugiados e questões humanitárias bem como que todos “têm o direito de falar em sua língua mãe” – uma das acusações do Kremlin contra Kiev.

Já o comunicado do Vaticano citou a palavra “guerra” por diversas vezes – em alguns parágrafos, houve a repetição do termo por quatro vezes quase consecutivas – e afirmou que esses conflitos “são sempre injustos” e que as igrejas “não devem usar a língua da política, mas a linguagem de Jesus”.

Além disso, Cirilo vinha sofrendo pressão dos próprios padres ortodoxos russos – mais de 200 assinaram uma carta condenando o início da invasão russa – e de outras vertentes ortodoxas. Antes do início da guerra, em 24 de fevereiro, o Vaticano e Moscou estavam trabalhando intensamente para um segundo encontro entre os dois líderes e a previsão de data era a metade do ano de 2022.

A primeira reunião entre ambos ocorreu em 2016, em Cuba, e foi uma iniciativa inédita em mais de mil anos após a cisão entre ortodoxos e católicos.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Após morte do Papa, Igreja suspende canonização de Carlo Acutis
ESMOLARIA APOSTÓLICA: Como funciona o dinheiro que a Igreja Católica destina para a caridade
Papa cobra que padres não criem divisões na Igreja
Papa Leão XIV volta a condenar desigualdades em missa em Angola
OPINIÃO: Educadora questiona comentários do Prof. Fedeli, na quarta parte do especial “Cristianismo”
TAGGED:Igreja Ortodoxa Russa quer encontro de Cirilo e Papa Francisco neste ano
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?