
"La Befana vien di notte, con le scarpe tutte rotte, col cappello alla romana. VIVA VIVA LA BEFANA!"
Dia, 6 de janeiro é feriado na Itália, dia da “Epifania do Senhor" e também dia da Befana, no Brasil Dia de Reis. A “Befana” é uma "bruxa" típica figura do folclore de algumas regiões da Itália central, que se difundiu por toda a Itália. O seu nome deriva da palavra Epifania, da qual festividade religiosa a figura da Befana é associada.
A Befana visita as crianças na noite anterior a Epifania (6 de janeiro) para encher as meias, penduradas naquela noite. Para as crianças que foram boazinhas a Befana deixa em suas meias balas e brinquedos, mas se foram desobedientes em suas meias encontrarão carvões. Muitas vezes a Befana vem descrita como uma velha, que voa em uma vassoura. Diferente de uma bruxa é sempre sorridente e têm uma bolsa ou um saco cheio de doces, presentes, mas também carvões.
Segundo uma outra historia popular, os Rei magos, que se dirigiam a Belém para levar os presentes à Jesus, não conseguiam encontrar a estrada, e pediram informações para uma velhinha. Os Reis convidaram esta senhora para acompanhá-los, mas ela não foi.
Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurá-los, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes a todas as crianças.