Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Vaticano reafirma que a maçonaria é proibida para os católicos
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Vaticano reafirma que a maçonaria é proibida para os católicos
Catolicismo Romano

Vaticano reafirma que a maçonaria é proibida para os católicos

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A Congregação para a Doutrina da Fé, órgão do Vaticano, reafirmou que os católicos ainda estão proibidos de ingressar em lojas maçônicas. A confirmação veio em resposta a uma pergunta de dom Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas.

O documento foi assinado pelo cardeal Victor Fernandéz, responsável pelo órgão do Vaticano, e aprovado pelo Papa Francisco. E diz claramente que há incompatibilidade entre a fé católica e a adesão às lojas maçônicas.

https://www.provincia.biella.it/

“Depois de explicar com preocupação a situação da sua diocese, devido ao contínuo aumento do número de membros da maçonaria, [dom Cortes] pediu sugestões sobre como lidar adequadamente com esta realidade do ponto de vista pastoral, tendo também em conta levar em conta as implicações doutrinárias” da situação, aponta o documento.

Na resposta, o Vaticano pede que a Conferência Episcopal das Filipinas deve se envolver nesse tipo de questão. E que é necessário “uma estratégia coordenada entre os bispos individuais que envolveria duas abordagens”.

As estratégias do Vaticano

Em primeiro lugar, os bispos devem levar o assunto a um nível doutrinal. E a doutrina diz: “É proibida a adesão ativa à Maçonaria por um membro dos fiéis, devido à inconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria”, citando a Declaração da Congregação para a Doutrina de 1983 e as Diretrizes publicadas pela Conferência Episcopal em 2003.

“Aqueles que formal e conscientemente são membros de lojas maçônicas e abraçaram os princípios maçônicos enquadram-se nas disposições da declaração acima mencionada. Estas medidas também se aplicam a quaisquer clérigos inscritos na maçonaria”, aponta o documento.

Em seguida, a segunda abordagem pede uma resposta pastoral. Isso significa “uma catequese popular” para que sejam explicadas as razões da proibição, inclusive com um pronunciamento público sobre o assunto.

A declaração de 1983 veio porque muitos religiosos reclamavam da ausência de uma condenação explícita da maçonaria.

https://www.provincia.biella.it/

Naquele documento, assinados pelo então cardeal Joseph Ratzinger (depois papa Bento XVI) e por dom Jérôme Hamer, e aprovada por João Paulo II, deixou claro que os católicos afiliados às lojas maçônicas estão em “estado de pecado grave”.

Você pode se interessar também por ...

Papa canonizará padre carmelita assassinado pelo regime nazista
Papa Leão XIV condena “uso da fome como arma de guerra”
Secretário de Bento XVI não terá função fixa em seu novo destino fora do Vaticano
Papa Leão XIV viajará à França e visitará sede da Unesco em setembro
Em Missa de Pentecostes, Papa Leão XIV afirma que “amor” vence guerras, não “superpotências”
TAGGED:Vaticano reafirma que a maçonaria é proibida para os católicos
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?