Notícias

Papa Bento XVI fala sobre as características ideais dos sacerdotes

Papa Bento XVIO papa Bento XVI falou das características ideais dos sacerdotes, no mesmo momento em que recebeu o chefe dos bispos belgas, André-Joseph Léonard, e confirmou várias mudanças na Cúria Romana.

Em frente a cerca de dez mil fieis reunidos na Praça de São Pedro, o Pontífice dedicou a catequese à figura de São José Cafasso, que foi padre em Turim no século XIX e de quem foi há pouco celebrado o 150º aniversário de morte.

O Papa recordou o zelo pastoral, a sapiência teológica e moral e o apostolado exercido pelo santo, em particular entre os detidos, o que posteriormente lhe valeu o título de patrono das prisões italianas.

Bento XVI também indicou São José Cafasso como modelo para os sacerdotes que se dedicam ao sacramento da confissão e à direção espiritual.

O chefe de Estado do Vaticano recebeu em audiência o presidente da Conferência Episcopal Belga, reunião sobre a qual não foram divulgados comunicados oficiais.

Falando a jornalistas, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, afirmou que os conteúdos do encontro com Léonard, que também é arcebispo de Malines-Bruxelas, são "óbvios" e se referem a "informações sobre a situação na Bélgica".

Nos últimos dias, o Vaticano e o próprio Papa protestaram pela "forma" com a qual foram conduzidas, da parte da polícia belga, buscas referentes a uma investigação sobre pedofilia em uma catedral e na sede da diocese da capital, e que envolveram também as tumbas de dois cardeais.

Seguindo uma fase de grandes alterações dentro da Cúria Romana, foram nomeados por Bento XVI várias autoridades que assumirão novos cargos, entre elas o então arcebispo de Quebec e primaz do Canadá, Marc Ouellet, que será o novo prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Ouellet substituirá o cardeal Giovanni Battista Re, que estava na chefia do dicastério — que se ocupa da nomeação dos bispos em todo o mundo — desde 16 de setembro de 2000, e que deixa o cargo por ter atingido o limite de idade.

Também foi oficializada a designação do arcebispo Rino Fisichella como titular no novo conselho pontifício que será dedicado à promoção da nova evangelização do Ocidente, cuja criação foi comunicada pelo Papa na última semana.

Até agora, o religioso presidia a Pontifícia Academia para a Vida, era capelão da Câmara dos Deputados da Itália e reitor da Pontifícia Universidade Lateranense.

Sobre as funções do novo dicastério, Federico Lombardi relatou que o texto sobre a organização e a finalidade da entidade ainda está em fase de elaboração.

"Não é iminente o documento sobre o novo conselho", assinalou o porta-voz vaticano, acrescentado que se pretende "prepará-lo com mais amplidão, recolhendo também conselhos e sugestões".

Bento XVI nomeou ainda Ignacio Carrasco de Paula como novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida, lugar que Fisichella deixa vago. Até então, Carrasco de Paula era conselheiro deste organismo.

Para a reitoria da Pontifícia Universidade Lateranense, foi designado Enrico Dal Covolo, que tinha a função de ensinar literatura cristã antiga grega na Universidade Pontifícia Salesiana, além de ser membro da Pontifícia Academia Teológica.

Ainda entre as mudanças na Cúria Romana, o até então observador permanente do Vaticano na Organização das Nações Unidas (ONU), cardeal Celestino Migliore, será o novo núncio apostólico na Polônia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios