Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Visita de Mattarella ao Brasil foi “histórica”, diz Embaixador Alessandro Cortese
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Visita de Mattarella ao Brasil foi “histórica”, diz Embaixador Alessandro Cortese
Notícias

Visita de Mattarella ao Brasil foi “histórica”, diz Embaixador Alessandro Cortese

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A viagem do presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao Brasil foi “histórica” e um “grande sucesso” que “vai dar frutos”, disse o Embaixador Alessandro Cortese, que acompanhou o chefe de Estado nas cinco etapas de sua visita: Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

“Trata-se de uma viagem histórica não só porque ocorreu um quarto de século após a última missão de um presidente italiano no Brasil, mas também porque coincidiu com o 150º aniversário da imigração italiana no país sul-americano e com o 80º aniversário do desembarque dos militares brasileiros que foram libertar a Itália do nazifascismo”, disse o diplomata à agência Ansa.

https://www.provincia.biella.it/

Uma série de coincidências que se combinam com a concomitância da presidência italiana do G7 e do Brasil no G20, que vê os dois países “unidos nos mesmos objetivos: da luta global contra a fome, a pobreza, as desigualdades e as mudanças climáticas a questões geopolíticas, como a paz na Ucrânia e no Oriente Médio e a reorganização da governança das organizações multilaterais”.

Essa sintonia se verificou no encontro entre Mattarella e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, onde ambos concordaram, entre outras coisas, sobre a importância e a vantagem geoeconômica de fechar o acordo entre União Europeia e Mercosul após muitos anos de negociações, observou Cortese, destacando também “uma intensa discussão” entre os dois líderes sobre questões de natureza mais regional. Um ponto em comum que pôde ser apreciado no discurso de Mattarella no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro, onde o presidente traçou “a rota” para um caminho comum aos dois países.

Mas a missão também foi histórica “pela estrutura da viagem”. O presidente “quis incluir a parada no Rio Grande do Sul”, destacou o diplomata, “para levar solidariedade e proximidade” às populações atingidas pelas enchentes dos últimos meses, em um estado caracterizado por uma grande comunidade de descendentes de italianos, acrescentando um novo repasse de 500 mil euros (R$ 3 milhões), através da Cruz Vermelha, às 30 toneladas de ajuda humanitária enviadas em maio, graças à iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional.

Também tiveram grande impacto os encontros que Mattarella quis organizar com as comunidades italianas em cada etapa, onde muitos não esconderam a emoção ao apertar a mão do presidente.

“Foram momentos de grande valor”, disse o Embaixador, sublinhando também a densa rede de grandes empresas italianas presentes, “que certamente se beneficiarão desta visita, como demonstram os acordos de parceria assinados”.

Você pode se interessar também por ...

União Europeia terá Parlamento mais “verde e populista”
Roma reforça segurança em bairro judeu após ataque nos EUA
GRAVE CRISE ECONÔMICA: Depois da Grécia, Itália vira foco do pânico europeu
Polícia Italiana prende suspeitos de atacar quartel em Milão e descarta ligação com os Jihadistas
Polêmicas e dor pela morte das crianças que viviam em assentamento em Roma
TAGGED:diz Embaixador Alessandro CorteseVisita de Mattarella ao Brasil foi "histórica"
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eliminação do Brasil para Noruega impulsiona audiência de TV na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
6 de julho de 2026
Nova erupção no Monte Etna fecha aeroporto e base militar dos EUA na Itália
Trump faz novo ataque a Giorgia Meloni: “É preciso uma ordem de restrição”
CBF garante o italiano Ancelotti na seleção e destaca “confiança” no treinador
Show do cantor italiano Ultimo reúne 250 mil em Roma e bate recorde de público pagante na Itália
George Clooney receberá Leão de Ouro por carreira no Festival de Veneza 2026
Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?