Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Partido de Meloni mostra abertura a restrições para cidadania
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Partido de Meloni mostra abertura a restrições para cidadania
Notícias

Partido de Meloni mostra abertura a restrições para cidadania

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O partido da premiê da Itália, Giorgia Meloni, mostrou sinais de abertura a respeito do projeto de lei que cria restrições à transmissão de cidadania por direito de sangue (jus sanguinis) para ítalo-descendentes, ao mesmo tempo que facilita a obtenção da dupla nacionalidade por filhos de imigrantes nascidos no país.

A proposta foi apresentada oficialmente no último fim de semana pelo partido conservador Força Itália (FI), do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que agora tenta convencer seus aliados no governo.

https://www.provincia.biella.it/

“O projeto do FI tem diversos pontos interessantes e pode ser discutido. Não é uma reforma devastadora, são propostas de ajuste das normas atuais”, disse Lucio Malan, líder no Senado do partido nacionalista Irmãos da Itália (FdI), liderado por Meloni.

“Parece justa também a parte que coloca um limite ao direito de ter a cidadania se você é descendente de italianos. A ligação deve ser real”, acrescentou Malan, um dos principais expoentes do FdI, à imprensa local.

A legenda nacionalista Liga, outro pilar do governo Meloni, é contra a reforma da cidadania, mas o FdI vem mantendo uma posição mais cautelosa sobre o projeto, que conta com apoio de parte da oposição, além do FI.

Atualmente, a cidadania “jus sanguinis” é transmitida para ítalo-descendentes independentemente da geração do antepassado italiano (pais, avós, bisavós, tataravós, etc.), o que já beneficiou dezenas de milhares de pessoas, especialmente em países como Brasil e Argentina.

No entanto, a proposta do FI prevê que ítalo-descendentes não poderão mais pedir a cidadania se seus pais, avós e bisavós tiverem nascido fora da Itália, norma que valeria apenas para pessoas nascidas após a entrada em vigor da lei. Ou seja, processos em andamento não seriam afetados.

“Queremos evitar as fraudes na cidadania, que não pode se tornar um negócio, porque é uma coisa séria”, disse Tajani no último fim de semana.

Outro pilar do projeto de lei é o chamado “jus italiae” (direito italiano, em tradução livre), que prevê a concessão de cidadania para estrangeiros nascidos na Itália ou que tenham chegado no país antes do quinto aniversário, quando eles completarem 16 anos, mas desde que tenham residido no país durante uma década ininterrupta e concluído o ciclo escolar até essa faixa etária.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Presidente italiano Giorgio Napolitano pede para Dilma Rousseff extraditar Cesare Battisti
Italianos sequestrados na Líbia voltam a Roma
Maior sindicato de trabalhadores da Itália ameaça greves contra reforma trabalhista
Itália expulsou 164 brasileiros entre setembro e novembro
ECONOMIA: Ministro das Finanças Vittorio Grilli diz que a Itália não atingirá meta fiscal em 2012
TAGGED:Partido de Meloni mostra abertura a restrições para cidadania
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Inflação volta a acelerar na Itália puxada por preços de energia e alimentos

Fabio Botto
Fabio Botto
15 de maio de 2026
Itália e União Europeia querem garantir liberdade de navegação no Estreito de Ormuz após trégua
Ministério Público de Roma investiga morte de italianos nas Maldivas
Itália assina documento estratégico e fará investimento recorde no setor espacial
Número de Bandeiras Azuis cresce na Itália e chega a 257 municípios
Ordenação de bispos sem autorização do Papa Leão XIV pela FSSPX acarretará excomunhão, diz Santa Sé
Peças de figurino de ícone da TV italiana furtadas são devolvidas à prefeitura
Papa Leão XIV condena punições cruéis e diz que todos têm dignidade
O Purgatório está na Bíblia?
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?