Variedades

A maior temperatura da história na Europa – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

11 de agosto de 2021. Siracusa. 48,8ºC..

Essa absurda temperatura foi registrada pelos termômetros do Serviço Informativo Agrometereológico Siciliano (Sias) na província de Siracusa, na Sicília.

Segundo o meteorologista italiano Manuel Mazzoleni, se o número for validado, será a mais alta temperatura já registrada no continente europeu.

Desde que as temperaturas começaram a ser medidas na Europa, o recorde histórico em termos de altas temperaturas era de Atenas (1979) com 48ºC e não oficialmente  em Catenanuova – Sicília (1999) com 48,5ºC.

No mesmo dia do recorde histórico, várias outras cidades da Sicília passaram de 45º C: Paternò, Mineo, Aragona e outras.

Na verdade, todo o sul da Itália, em especial a Sicília e a Calábria vem sofrendo com incêndios florestais, que já contabilizaram 4 mortos.

Na Calábria, inclusive, os incêndios ameaçam o Parque Geológico Aspromonte, um conjunto de montanhas e cordilheiras reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, com picos de 2.000 metros de altura.

Vale destacar, que as estações do ano são muito bem firmadas na Itália, com plena caracterização de cada etapa do ano.

Esperamos que as autoridades consigam, através da tecnologia, minimizar as perdas ecológicas e humanas quando a natureza se mostra extrema, como o que está acontecendo.

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios