
O renomado ator italiano Antonio Catania retornará ao Brasil para participar da cerimônia de abertura da 20 edição do Festival de Cinema Italiano, que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
O artista está no elenco de dois filmes da programação: o inédito “De Nápoles a New York”, de Gabriele Salvatores, que será exibido na abertura do evento, e o clássico “O Jantar”, de Ettore Scola, incluído na sessão “retrospectiva” dos mestres do cinema italiano.
Catania já esteve na maior mostra de cinema italiano da América Latina em 2007 e agora retorna para simbolizar a ponte entre o cinema italiano de ontem e de hoje, marcada pelo humor refinado, talento versátil e uma trajetória de respeito no panorama cultural do “Belpaese”.
Nascido em 22 de fevereiro de 1952, em Acireale (Sicília), o ator cresceu em Milão, onde estudou Filosofia na Universidade da cidade e se formou na escola do Piccolo Teatro.
Sua carreira se firmou no teatro, cinema e televisão.
Catania estreou no cinema com “Kamikazen – Ontem à Noite em Milão” (1987), dirigido por Gabriele Salvatores, com quem colaborou em diversos filmes, como o premiado “Mediterrâneo” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, 1992), “Sul” (1993), “Puerto Escondido” (1992), além dos recentes “O Retorno de Casanova” (2023) e “De Nápoles a Nova York” (2024).
O italiano ganhou projeção internacional com “Pão e Tulipas” (2000), de Silvio Soldini, considerado um clássico moderno italiano. Além disso, atuou com diretores renomados como Carlo Verdone (“Ma che colpa abbiamo noi”, 2002), Nanni Moretti (“O Crocodilo”, 2006) e Scola (“O Jantar”, 1998), sendo indicado ao prêmio “David di Donatello” e ao “Nastro d’Argento”.
Na TV, ele destacou-se como Diego Lopez na série cult “Boris” (2007-2010, 2022) e participou de produções como “Squadra Mobile” e “Don Matteo”. No teatro, brilhou em comédias de sucesso, como “Se devi dire una bugia dilla ancora più grossa”.
O Festival é uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), realizada em parceria com a Embaixada da Itália e o Ministério da Cultura, e acontecerá até 29 de novembro, com um cardápio com 24 filmes, sendo 12 inéditos e 12 obras clássicas.
A abertura da edição ainda contará com o ator ítalo-brasileiro Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônia e reunirá grandes nomes do Brasil e da Itália, incluindo autoridades italianas e empresários do setor.