Notícias

União Europeia volta a pedir pausas humanitárias para ajudar Gaza

O alto representante para Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, alertou que é preciso começar a falar sobre Gaza a partir do pós-guerra, não apenas sobre reconstrução, mas sobre oferecer aos palestinos uma solução inclusiva.

“Apresentarei uma série de opções, coisas que deveríamos fazer e coisas que não deveríamos fazer”, afirmou. Para o comissário europeu para as Emergências, Janez Lenarcic, “é urgente definir e respeitar pausas humanitárias para distribuir ajuda humanitária por toda a Faixa de Gaza, onde quer que haja pessoas que necessitem de alimentos e assistência”.

Além disso, Lenarcic ressaltou a necessidade de “passar muito mais caminhões com ajuda humanitária” para a Faixa de Gaza, garantindo a entrega do combustível, que é “desesperadamente necessário”.

“Apoiaremos qualquer possibilidade de obtenção de abastecimentos humanitários”, explicou o comissário europeu sobre a possibilidade de definir um corredor marítimo para assistência humanitária a Gaza. No entanto, “o problema logístico é o fato de, neste momento, não existirem instalações de desembarque e descarga na costa de Gaza, que devem, portanto, ser implementadas”, concluiu Lenarcic.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios