Notícias

Itália recupera em loja busto de deusa grega roubado

A cabeça de uma escultura da deusa grega de três rostos Hecate, feita em mármore no século 9, foi apreendida em uma loja no centro histórico de Roma depois de ser roubada no ano passado, disse a polícia italiana na quarta-feira.

 

O busto faz parte das centenas de artefatos antigos — incluindo enormes jarros de barro e pequenos pires — exibidos pela polícia depois de recuperados em várias operações.

 

Uma busca em um lago ao sul de Roma levou à descoberta de mais de 500 antiguidades em miniatura. Já um mosaico romano datado do século 4 a 3 a.C, foi apreendido após a polícia encontrar um anúncio na Internet. O vendedor pedia 55 mil euros (77.600 dólares) pela peça.

 

O busto de Hecate, deusa grega ligada à feitiçaria e ao além geralmente retratada com três cabeças, foi encontrada em uma loja perto da praça Campo de Fiori, em Roma.

 

A peça estava desaparecida desde junho de 2007, quando os ladrões conseguiram levá-la de uma casa romana, depois de drogar a família do dono com sedativos.

 

A Itália se esforçou para recuperar os artefatos, principalmente aquelas escavadas ilegalmente ou roubadas de sítios arqueológicos.

 

Em fevereiro, autoridades mostraram mais de 400 tesouros arqueológicos roubados, incluindo um quadro pintado a fresco antigo de Pompeii, descoberto depois de uma caçada de três anos pela Europa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios