
A assembleia de acionistas da Stellantis confirmou em Amsterdã, na Holanda, a nomeação do executivo italiano Antonio Filosa como novo CEO do grupo.
O dirigente foi indicado por unanimidade pelo conselho de administração em 28 de maio para suceder o português Carlos Tavares, demitido em dezembro passado, e assumiu a função em 23 de junho.
A assembleia extraordinária reuniu 71,53% do capital social da Stellantis, e a nomeação de Filosa foi aprovada com os votos favoráveis de 99,2% dos participantes.
“Antonio Filosa demonstrou uma grande compreensão da empresa e do seu futuro e obteve resultados surpreendentes em todos os cargos que exerceu”, disse o presidente do grupo automotivo, John Elkann, durante a assembleia.
“Ele mostrou uma paixão única por nossa empresa e apreço pelos funcionários, que ele considera nossa maior força. Não vemos a hora de colaborar com ele e com sua equipe para delinear um percurso novo, com o orgulho daquilo que podemos realizar juntos”, acrescentou Elkann.
Filosa, que tem sua base operacional em Detroit, nos Estados Unidos, dedicou as últimas semanas a visitar fábricas e escritórios da Stellantis, companhia dona de marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, Peugeot e Citroën, em todo o mundo.