Notícias

ACUSADOS PELA MORTE DE PESCADORES: Marinheiros italianos presos na Índia são transferidos de local

Os marinheiros italianos Massimiliano Latorre e Salvatore Girone deixaram a prisão de Trivandrum e já chegaram na Borstal School de Kochi, em Kerala, que será sua nova residência na Índia durante a evolução do processo, em que são acusados pela morte de dois pescadores indianos, disseram fontes da delegação italiana à ANSA.

Recebidos por líderes da delegação italiana (o cônsul-geral em Mumbai, Giampaolo Cutillo, e o adido militar da Embaixada em Nova Delhi, o contra-almirante Franco Favre), além de um 'pelotão' de repórteres e fotógrafos, os dois militares chegaram na Borstal House depois de deixarem para trás a prisão central de Trivandrum. 

Fontes italianas destacaram que o novo local, solicitado e defendido pela Itália para pôr um fim à detenção em um presídio comum de dois militares que realizavam um serviço de Estado, é "certamente mais decente e limpa, além de ter um espaço adequado para ambos".

A transferência para Kochi é uma "evolução positiva", mas é também "um reconhecimento tardio e ainda insuficiente da dignidade dos oficiais da República italiana", disse à ANSA o subsecretário das Relações Exteriores, Staffan de Mistura. "Tomamos nota deste progresso, fortemente desejado pelas autoridades italianas e exigido pela Suprema Corte da Índia. O que para nós tem caráter de urgência são as alegações absurdas contidas na acusação (entre as quais a de assassinato) e a possibilidade de obter liberdade sob fiança", acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios