Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Conheça a biografia de Matteo Renzi, novo primeiro-ministro da Itália

Na Itália, Matteo Renzi é conhecido por forçar a renovação das antigas forças políticas. Em sua breve carreira, ele conseguiu "aposentar" vários veteranos da esquerda italiana. Ele também é conhecido, no entanto, por sua ambição de chegar ao Palácio Chigi, sede do governo.

Nascido em 1975, em Florença, cidade da qual é prefeito, Renzi desde muito jovem sempre se destacou. Primeiro entre os escoteiros, onde conheceu sua esposa, Agnes, com quem tem três filhos, depois na faculdade de direito local.

Ele foi se aproximando da política após fundar, anos atrás, um comitê de apoio a Romano Prodi, ex-primeiro-ministro que costumava disputar o cargo com o também ex-premier Silvio Berlusconi.

Conhecido por seu dinamismo e por ser um grande comunicador, Renzi deu seu grande salto na política ao se eleger, em 2009, como prefeito de Florença. Aos pouco ele ficou conhecido como o Tony Blair, ex-premier britânico, da Península italiana, ou seja, um reformista pragmático. Seus inimigos dizem que, além de aposentar velhos políticos da esquerda, ele acaba por enterrar com eles seus valores.

Em dezembro, ele foi escolhido como secretário do Partido Democrático (PD) de centro-esquerda, herdeiro do Partido Comunista Italiano. Ele foi impulsionado ao cargo com uma avalanche de votos de 67% do total.

Renzi é considerado ainda jovem para os padrões da envelhecida política italiana. Renzi á o mais jovem a ocupar o cargo na história do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios