Notícias

Agenda Cultural: Exposição em Belo Horizonte abre para o público nesta terça

A Rádio Italiana, com seu bloco "Agenda Cultural da Semana" traz informações do evento que será aberto a partir desta terça -feira em Belo Horizonte.

 

Importante ressaltar que estamos abertos para as divulgações dos principais encontros culturais ligados às comunidades italianas de todo o Brasil e também de países da América do Sul.

 

Vejam as informações do evento

 

O evento Memórias da Cidade – Raffaello Berti

Quando: Abertura para convidados será em 10 de dezembro às 19h00.

Quando: A abertura para o público será de 15 a 31 de dezembro, de segunda a sexta, das 08h00 às 17h00

Local da Exposição: Santa Casa – Provedoria – Ala C. Avenida Francisco Salles, 1.111 – Santa Efigênia

 

O evento faz parte das comemorações oficiais dos 112 anos de Belo Horizonte.

 

O Projeto “Memória da Cidade – Raffaello Berti” tem como objetivo trazer junto à população, por

meio de elementos artísticos, a história da cidade de Belo Horizonte/MG.

 

Neste projeto, o arquiteto Raffaello Berti (1900–1972) é homenageado com a reprodução de suas obras arquitetônicas pelo artista plástico Rafael Abreu. Este apresenta 10 (dez) pinturas acrílicas sobre telas de dois metros quadrados selecionados entre os mais de 500 edifícios e prédios projetados pelo arquiteto, nos trazendo a referência da arquitetura na capital.

 

Os selecionados são a Prefeitura Municipal, a Santa Casa, o Museu Inimá de Paula, o Minas Tênis Clube, o Hospital Felício Rocho, o Colégio Marconi, os Hotéis Itatiaia e Metrópole, a Igreja São Francisco das Chagas no Bairro Carlos Prates e também o extinto Cine Metrópole.

 

A arquitetura de Raffaello Berti vem contemporizando sua trajetória através da pintura do artista Rafael Abreu, trazendo assim de volta a memória arquitetônica de nossa cidade. Um olhar pictórico e instrutivo trazendo à tona toda pungência da expressão artística na pintura mista do artista e nas grandes obras do arquiteto que permeiam a cidade.

 

As pessoas, ao observarem as telas, irão reconhecer na pintura aquelas paisagens, sendo-lhes familiares e, com isso, além de estarem em contato com a arte, vão identificar e valorizar as obras da cidade e do arquiteto.

 

Portanto, irá enriquecer a memória da população, informando, através da pintura, a história de nossa arquitetura em tempos em que as expressões artísticas estão com fundamental papel na educação cultural das pessoas.

 

Por fim, se conseguirá o principal objetivo que é o respeito das pessoas ao patrimônio cultural e histórico e o conhecimento de alguns dos responsáveis pelo crescimento de Belo Horizonte.

 

Fonte: Manuel Hagen, Produtor Cultural do evento

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios