Notícias

Água e tecnologia serão temas populares na Expo de Milão 2015

Os países que participarão da Expo de Milão estão encontrando abordagens únicas para o tema da próxima edição do evento, em 2015, a produção sustentável de alimentos para o combate da fome e da desnutrição em todo o mundo, agora e no futuro.

Para a República Tcheca, a vital importância da água limpa para a vida sustentável será destaque no pavilhão do país sob o título "Laboratório da Vida". Ele vai ajudar a explicar o papel da água como um elemento essencial na agricultura, a melhor forma de proteger e utilizar os recursos hídricos, e que tipo de políticas públicas são necessárias para promover a meta.

Planejado a partir da sua própria experiência no desenvolvimento de purificação de água e práticas de gestão, com a colaboração de especialistas técnicos, químicos orgânicos e outros experts, as apresentações no pavilhão tcheco são projetadas para mostrar a expertise do país no assunto.

E, com um toque único, o pavilhão também vai ilustrar o papel da água na mundialmente famosa produção de vidro da Tchecoslováquia, agora com base em materiais ecológicos e tecnologias energeticamente eficientes.

A água também é de importância vital para o ambiente árido de Omã, cujo tema na Expo 2105 será "O Sultanato de Omã: Herança em Colheita. Aproveitando sol, areia e mar ".

A gestão de recursos hídricos é uma prioridade para a nação localizada na Península Arábica, uma região onde a água pode ser escassa.

Em seu pavilhão de 2.790 metros quadrados, Omã irá demonstrar como, ao longo de muitos séculos, foi desenvolvido um complexo sistema de irrigação – uma rede de canais chamados falaj – que garante ao país um abastecimento de água constante. O país também tem uma longa história no desenvolvimento de recifes de corais artificiais e de jardins submarinos que são uma fonte de biodiversidade que incentiva a pesca e aquicultura.

"Expo Milão 2015 é um evento global, que é ansiosamente aguardado por todo o mundo", disse Mohsin Al Balushi, comissário-geral do pavilhão de Omã, ao assinar a participação do país na feira.

Alimentos e empreendimentos agrícolas encaixam particularmente bem com o tema da Expo Milão: "Alimentar o Planeta – Energia para a Vida", que é centrado no combate à fome e desnutrição em todo o mundo através do desenvolvimento sustentável e saudável, da cooperação global e de novas tecnologias.

A exposição de Milão, que acontece entre 1° de maio e 31 de outubro de 2015, espera atrair mais de 20 milhões de visitantes e gerar uma grande quantidade de dinheiro para a cidade conhecida como a capital financeira da Itália. A preparação do espaço de 1,1 milhão de metros quadrados está sendo realizada há anos.

A exposição de 2015 já superou sua meta com a participação de mais de 130 países ao redor do mundo na feira dedicada a sustentabilidade.

Os organizadores estavam querendo alcançar ao menos 130 países e agora estão a caminho de assinar com uma quantia bem maior que esta.

Enquanto isso, o pavilhão japonês também vai demonstrar formas de como misturar tradição e inovação, trazendo uma imersão na cultura milenar do país assim como em suas mais novas tecnologias.

Um dos maiores pavilhões da Expo Milão 2015, o stand japonês irá utilizar uma variedade de tecnologias para demonstrar maneiras de tirar o maior proveito possível de recursos alimentares escassos.

A produção de alimentos será destacada, incluindo novas técnicas e inovações desenvolvidas na criação de peixes e cultivo de arroz — fundamentais na dieta do gigante asiático.

Da mesma forma, a Coreia do Sul vai usar seu pavilhão para levantar questões de como fazer o uso mais eficaz da tecnologia para produzir mais e melhores alimentos enquanto a Tailândia — um dos maiores produtores mundiais do arroz — também vai focar a atenção na produção do grão.

Tailândia, através de seu pavilhão de 2.000 metros quadrados, também pretende fomentar o interesse na sua arquitetura tradicional e espiritualidade e, ao mesmo tempo, fazer uso de materiais locais e ecológicos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios