Notícias

AIDS: Cerca de 160 mil pessoas são portadores do vírus HIV na Itália

Segundo estimativas, hoje na Itália vivem cerca de 160 mil soropositivos, dos quais 40 mil desconhecem sua condição de portadores do HIV, representando a principal causa de propagação do vírus.

Todos os anos surgem entre 4 mil e 4.500 novos infectados: um terço está na Lombardia (de 1.300 a 1.500 casos novos) e metade deles em Milão. Foi o que informou Mauro Moroni, presidente do grupo ANL Aids da Lombardia, durante a apresentação da 11ª edição de Convívio, a exposição contra a Aids (de 8 a 11 de junho na Feira de Milão).

"Atualmente só os soropositivos que não se cuidam adoecem de Aids", disse Moroni. "Graças à pesquisa, a mortalidade passou de 100% para 5%. No entanto, a doença ainda não tem cura, mas se torna crônica, com uma expectativa de vida ainda desconhecida, embora tudo indique que seja parecida à média. A cada dia enfrentamos dilemas: por exemplo, por quanto tempo essas drogas serão toleradas e até quando serão válidas para manter o vírus sob controle?".

O ambiente de disseminação do vírus HIV mudou radicalmente, observou Moroni: "Há um certo retorno entre os gays, mas em uma faixa muito limitada que se caracteriza pela promiscuidade sexual, principalmente entre os frequentadores dos locais de encontros". 

"A heroína não é muito difundida e, portanto a transmissão com seringas é bastante restrita. O problema com o HIV atinge todas as camadas sociais e faixas etárias: jovens que frequentam as baladas e que é impensável que estejam lúcidos às 5h da manhã para usar o preservativo, a população que frequenta as rodas da prostituição, aquela que pratica o turismo sexual, muitos trabalhadores que viajam ao exterior, sejam eles funcionários ou empresários que se envolvem em sexo casual".

"Os jovens estão muito expostos ao risco por falta de informação, acrescenta Moroni. Encontramos moças que nos disseram estar tranquilas porque usam a pílula, e pais tão seguros de si a ponto de garantir que nunca nada aconteceria com seus próprios filhos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios