Notícias

ALTAS TEMPERATURAS NO VERÃO EUROPEU: Forte calor e estiagem afetam a Itália

Roma, com 39 graus, foi a mais quente entre as grandes cidades da Itália nesta terça-feira "ardente". Entre todos os centros urbanos, a primazia cabe a Enna, que registrou 40 graus. Os dados são da Sociedade Meteorológica Italiana (SMI).

Frosinone e Foggia chegaram aos 38 graus, enquanto Perugia ficou nos 37 graus. Em Nápoles foram medidos 36 graus, como em Ferrara e Reggio Calabria. 'Apenas' 35 graus se registraram em Bari, Bolonha e Florença.

Os lugares mais quentes foram Guidonia (Roma) e Grottaglie (Taranto), com 41 graus; os 38 graus em Santa Maria di Leuca (Lecce) também merecem destaque.

"O que mais impressiona nestas ondas de calor não são tanto as temperaturas individuais, mas sua duração. Até o final da semana, os índices no centro-sul voltarão ao normal", diz o meteorologista Daniele Cat Berro da SMI.

Para fazer um balanço sobre este verão, até agora terrivelmente quente, será preciso esperar até o final de setembro, observa o meteorologista. 

Calor e seca atingem as colheitas em todo o mundo, provocando aumentos superiores a 50% para o milho, +20% para a soja e +40% para o trigo, o que forçará o aumento dos preços das matérias-primas, informa a Coldiretti, que observa que na Chicago Board of Trade o trigo e o milho oscilam em torno de US$ 9 a saca e a soja US$ 16 com entrega para setembro.

"Esta situação impede a recuperação do PIB (Produto Interno Bruto) também na Itália, dependente de países do exterior para quase um terço das matérias-primas que consome", revela ainda a Coldiretti.

Na Itália, acrescenta a associação dos agricultores proprietários de terras, "há perdas de meio bilhão de euros com o calor e a seca que atingem as lavouras, registrando declínios ao nível nacional de 20% para o tomate, 30% para o milho e até 40% para a soja. Estimam-se fortes perdas para a beterraba (da qual se extrai o açúcar) e o girassol".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios