Notícias

Silvio Berlusconi desmente recurso apresentado por advogados

Os advogados do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi apresentaram um recurso à Corte de Cassação para pedir a anulação da sentença que o condenou a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

Os advogados Maurizio Benedettini e Daniele Morelli entregaram o recurso na qualidade de "cidadãos eleitores", alegando que havia um erro na composição do colégio de magistrados. Benedettini e Morelli se basearam na suposta violação do artigo 67 das normas jurídicas, afirmando que o juiz Giuseppe De Marzio integrava a seção civil da Corte e, portanto, não poderia fazer parte de um colégio penal.

Em seguida, os dois representantes legais do ex-premier apresentaram um outro documento à comissão do Senado que analisa a cassação de Berlusconi, pedindo o fim dos trabalhos do grupo. O Palácio Grazioli (residência oficial do ex-premier), porém, emitiu um comunicado dizendo que "o recurso apresentado pelos advogados Benedettini e Morelli não foram, de maneira alguma, autorizados por Berlusconi". "Evidentemente, é uma iniciativa pessoal não acordada e nem compartilhada", disse a nota. O ex-premier foi condenado a quatro anos de prisão no processo que ficou mundialmente conhecido como "Mediaset". Ele ainda corre o risco de ficar afastado de cargos públicos por até cinco anos.

Paralelamente aos processos judiciais, uma comissão especial de senadores analisa a possibilidade de Berlusconi perder seu mandato no Senado devido às condenações. A comissão irá votar amanhã a situação do ex-premier.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios