Notícias

Aos 84 anos, morre famoso linguista italiano Tullio De Mauro

Morreu em Roma, aos 84 anos, o italiano Tullio De Mauro, um dos maiores linguistas da Itália e um ícone cultural do país do século 20. A notícia foi divulgada no site do "Internazzionale", jornal comandado pelo filho de De Mauro, Giovanni, e no qual ele publicava alguns artigos quando vivo.

"Linguista, professor universitário, autor do 'Grande Dizionario Italiano dell'Uso" e 'Storia Linguistica dell'Italia Unita' tinha 84 anos. Foi ministro da Educação entre 2000 e 2001", afirma o semanal online.

Nascido em Torre Annunziata, na província de Nápoles, em 31 de março de 1932, De Mauro se formou em Letras e lecionou em diversas universidades, como as de Nápoles, Chieti, Palermo, Salerno e a Sapienza de Roma.

Em 1966, o professor foi um dos fundadores da Sociedade Nacional de Linguistica Italiana, da qual também foi presidente, entre 1969 e 1973. O linguista foi assessor da região do Lazio (1975 – 1980), membro do Conselho de Administração da Universidade de Roma (1981 – 1985) e ministro da Educação entre 2000 e 2001 no mandato do premier Giuliano Amato.

De Tullio também foi responsável por traduções de grandes escritores, como do francês Ferdinad de Saussure, dezenas de obras próprias, além da participar na redação de vários dicionários de peso na Itália e na escrita de artigos para vários jornais do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios