Notícias

Após 414 dias, nova ponte começa a tomar forma em Gênova

Desabamento matou 43 pessoas em 14 de agosto de 2018

Há exatos 414 dias do desabamento da Ponte Morandi, que matou 43 pessoas em 14 de agosto de 2018, em Gênova, foi instalado o primeiro trecho viário da nova estrutura.

O tabuleiro foi fixado entre os pilares 5 e 6 da futura ponte, a quase 50 metros de altura. “Gênova é um símbolo de renascimento. Obrigado à comunidade que torna concreto esse projeto: operários, dirigentes, instituições e engenheiros”, disse o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, que acompanhou a instalação da pista.

A seção do tabuleiro tem 50 metros de comprimento, pesa 500 toneladas e é a primeira das 19 que constituirão a obra (16 de 50 metros e três de 100 metros). Seu içamento também foi presenciado pela ministra da Infraestrutura Paola De Micheli, pelo prefeito Marco Bucci, pelo governador da Ligúria, Giovanni Toti, e pelo senador vitalício e arquiteto Renzo Piano, autor do projeto da nova ponte.

A reconstrução está a cargo do consórcio PerGenova, formado pela estatal Fincantieri e pela construtora privada Salini Impregilo, e deve ser concluída em abril de 2020, ao custo de 200 milhões de euros. A estrutura terá 1,1 quilômetro de extensão e 43 antenas luminosas para homenagear as vítimas do desabamento.

Inaugurada em 1967, a Ponte Morandi havia sido construída por meio de um método desenvolvido pelo engenheiro italiano Riccardo Morandi e usado em poucos lugares do mundo. O sistema era baseado em uma ponte estaiada, mas com as pistas suspensas por cabos de concreto, e não de aço, como é mais comum.

A suspeita é que a construção tenha entrado em colapso devido a uma falha estrutural.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios