Notícias

PIB: Primeiro trimestre não foi bem para a Itália, com a queda no consumo

Já sabemos que o PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre de 2012 não foi bem por conta da queda no consumo", admitiu o presidente do Istat (Instituto Italiano de Estatísticas) Enrico Giovannini, durante discurso na assembleia anual da IBC (Associação das Indústrias dos Bens de Consumo). "A variação média anual já adquirida para 2012 é de -0,5%", disse ele.

"São indicações indiretas", continuou Giovannini, explicando que "em janeiro a produção industrial apresentou alguns problemas, como também confirmam as estimativas antecipadas pela Confindustria. Já em fevereiro, sabemos que houve um período climático desfavorável à produção, que gerou toda uma série de problemas".

O presidente do Istat também explicou que "a recessão é caracterizada por uma diminuição do consumo, mas não dos investimentos com a demanda externa, que funciona como um controlador de preços".

Ao apresentar um estudo do instituto sobre o cenário italiano, Giovannini destacou que "a renda per capita das famílias italianas foi reduzida em média em € 300 em 2009 quando comparada a 2000". Em particular, "a renda das famílias na Itália e na Espanha entre 2008 e 2011 sofreu um golpe mais duro do que na França e na Alemanha".

"Analisando estes anos, a Itália passou de uma crise de produção para uma ambiental, chegando a uma crise financeira. Agora estamos no meio de uma crise social", concluiu Giovannini, que espera por uma "mudança de mentalidade e de regime", sem as quais acredito que "não iremos muito longe".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios