Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti é cotado para assumir presidência do Grupo do Euro

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, é cotado para substituir o luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência do Grupo do Euro, que reúne os ministros das Finanças dos 17 países que adotam o euro como moeda única, de acordo com o jornal francês Le Monde. As informações são da Agência Ansa.

Segundo a publicação, o pedido foi feito "discretamente pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy". Monti substituiria Juncker, que termina em junho seu terceiro mandato à frente do Grupo do Euro.

O premier, segundo o Le Monde, "poderia satisfazer o Norte e o Sul da zona do euro". De acordo com o jornal, o italiano debateria o assunto com Juncker nesta segunda-feira em Bruxelas.

Foi confirmada a visita de Monti ao Japão entre 27 e 30 de março, quando se reunirá com seu par japonês, Yoshihiko Noda, para discutir questões bilaterais e internacionais.

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores japonês, confirmando o anúncio feito pelo vice-ministro da pasta, Ryuji Yamane.

De acordo com uma nota da Chancelaria japonesa, a visita deverá desenvolver as "relações amigáveis e de cooperação" entre os dois países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios