Notícias

Após reunião com Trump, Europa discute garantias de segurança

Os países da Europa trabalham para detalhar as garantias de segurança que serão oferecidas à Ucrânia no caso de um eventual acordo de paz com a Rússia, de modo a evitar que o país não seja alvo de novas agressões no futuro.

Esse é um dos principais temas nas negociações, que ganharam ímpeto após a reunião de 15 de agosto, no Alasca, entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, e do encontro do magnata americano com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca.

“Agora é preciso acelerar o trabalho para dar as garantias de segurança à Ucrânia, de acordo com o artigo 5 da Otan, e a Coalizão dos Dispostos deve estar envolvida de perto no processo”, disse o presidente do Conselho Europeu, António Costa, após uma reunião com líderes dos Estados-membros da União Europeia por videoconferência.

“Trabalharemos junto aos Estados Unidos para assegurar garantias concretas e essenciais em matéria de segurança. Com o presidente Zelensky e os EUA, vamos preparar as próximas etapas para alcançar uma paz justa e duradoura”, salientou.

Para encerrar a guerra, a Rússia exige o reconhecimento da anexação da Crimeia, península tomada em 2014, e que a Ucrânia abra mão da totalidade das províncias de Donetsk e Lugansk, no chamado Donbass, e dos territórios já conquistados por Moscou nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia.

Em troca, Putin teria aceitado a proposta italiana para EUA e Europa fornecerem garantias de segurança a Kiev nos moldes do artigo 5 da Otan, que diz que um ataque a um membro é um ataque contra todos, porém sem que a Ucrânia faça parte da aliança militar.

Ainda não está claro, no entanto, como essas garantias funcionariam. França e Reino Unido criaram há alguns meses um grupo chamado “Coalizão dos Dispostos”, que reúne países europeus abertos a exercer esse papel. É esperado que equipes militares dessa aliança se encontrem nos próximos dias com suas contrapartes dos Estados Unidos para delinear as garantias.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios