Notícias

Sul da Itália tem menor taxa de natalidade desde 1861

Um estudo sobre a quantidade de nascimentos no sul da Itália mostrou um dado preocupante: apenas 177 mil bebês nasceram em 2013 na região, informou a Associação para o desenvolvimento da Indústria no Mezzogiorno (Svimez). Mezzogiorno é como a região sul é conhecida no país.

Outro dado grave mostrado pelo relatório é de que o número de pessoas que morreram foi maior do que a quantidade de bebês que nasceram no ano passado.

Um fenômeno assim grave só foi verificado em dois períodos da história italiana: em 1867, após a terceira guerra de independência, e em 1918, último ano da Primeira Guerra Mundial. Segundo as estimativas do Instituto, nos próximos 50 anos, o sul está destinado a perder 4,2 milhões de habitantes.

O Mezzogiorno é o mais afetado pela crise econômica que assola o país há mais de sete anos. O sul do país enfrenta índices de desemprego entre os jovens de mais de 50% e a renda das famílias despencou nos últimos anos. A falta de expectativas para o futuro é uma das causas do baixo número de nascimentos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios