Notícias

ARENA DI VERONA: Coleção de presépios conta o Natal através da vida cotidiana na Itália

A estrela de Belém pousou num dos mais importantes monumentos do antigo Império Romano: a arena de Verona. E numa das alas, em corredores subterrâneos, uma coleção de presépios exibe a arte de contar o Natal através da vida cotidiana de cada região da Itália.

Com vendedores populares, os pães são tão perfeitos que chegam a dar apetite, como o presunto cru ou as uvas.

No presépio napolitano as pessoas aparecem na sacada, dentro de casa. Os tipos são muito expressivos e as miniaturas muito convincentes.

Os cenários também mudam com as regiões. No presépio toscano, casarões históricos tomam o lugar da gruta. Em um deles, Maria, José e o menino Jesus estão ao lado da máquina que corta o mármore ou numa serralheria, em meio a madeira.

O presidente da Fundação da Arena de Verona, Giorgio Pasqua di Bisceglie, observa que o presépio representa a família, que é a base da economia italiana.

O Coliseu, menor e mais antigo que o de Roma, fica ainda mais bonito e cercado de gente em dezembro. Construído com pedra calcaria branca, rosa e vermelha, ele fascina pelas cores e pela arquitetura, ainda hoje motivo de espanto. Os blocos de pedra da sua base nunca foram rejuntados, apenas apoiados uns sobre os outros.

Provavelmente a arena de Verona foi construída na primeira metade do século um, desde a antiguidade. Foi usada para grandes espetáculos, como as lutas entre os gladiadores e animais selvagens, o teatro medieval e as operas do nosso tempo. Nas ultimas décadas tornou-se também um símbolo do Natal.

Natal enfeitado por 400 presépios e iluminado há quase 30 anos por uma estrela de Belém de 78 toneladas e 70 metros de altura.

Uma obra de ferro do arquiteto italiano Rinaldo Olivieri que entrou para o Guiness como a maior arqui-escultura de todos os tempos.

Verona, que no inicio não gostou da invasão da sua arena. Hoje cultua a gigantesca estrela como um mensageiro de paz, beleza e alegria.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios