Notícias

Armas nucleares de Irã e Coréia do Norte foram temas de debates na reunião do G8

Os dirigentes do G8 discutiram, ontem, sobre a questão nuclear do Irã e da Coréia do Norte e concordaram em tomar atitudes mais enérgicas caso os dois países não aceitem suas reivindicações.

 

O primeiro terá que esclarecer a questão até setembro, quando será realizada nos Estados Unidos a reunião do G20, caso contrário lá decidirão quais sanções serão feitas a eles.

 

O segundo, que é um caso mais preocuoante, além de atitudes mais enérgicas não divulgadas, mas que serão tomadas, afirmaram em comunicado oficial à imprensa, assinada por todos, que "condenamos nos mais enérgicos termos o teste nuclear realizado pela República Democrática da Coréia em 25 de maio de 2009, que constitui uma violação flagrante das resoluções do Conselho de Segurança da ONU na matéria"

 

Confirmaram que "um teste deste tipo coloca em questionamento a paz e a estabilidade na região e além", afirma o G8, que também condenou o disparo de um foguete balístico por parte de Pyonyang em abril.

E concluíram solicitando que "Pyongyang cesse com os testes nucleares e os disparos de mísseis, além de abandonar qualquer arma ou programa nuclear que estão criando ou já criaram".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios