Notícias

Partido antissistema da Itália defende reeleição de Mattarella

Os senadores do partido antissistema italiano Movimento 5 Estrelas (M5S) se reuniram para debater a eleição para presidente da Itália e defenderam o nome de Sergio Mattarella para um novo mandato.

A informação foi revelada por fontes do M5S, que explicaram que durante o encontro convocado pela líder do grupo no Senado, Mariolina Castellone, o “partido que pressiona pelo pedido de um novo mandato para o presidente em exercício teria se manifestado por grande maioria”.

No entanto, apesar da preferência por um novo mandato de Mattarella, os representantes do M5S teriam afirmado que não há “preconceito ou veto” sobre ninguém, muito menos sobre o premiê da Itália, Mario Draghi, que deixaria vago o comando do governo e poderia colocar a Itália no caminho de eleições antecipadas.

Nos últimos dias, o líder do movimento antissistema, Giuseppe Conte, por sua vez, havia insistido na eleição de uma mulher. Um dos principais nomes cogitados é o da ministra da Justiça, Marta Cartabia.

O Parlamento italiano será convocado neste mês para escolher um novo chefe de Estado. Mais de mil “grandes eleitores” participarão da votação no Palácio do Montecitorio, sede da Câmara dos Deputados, incluindo deputados, senadores e delegados das regiões, para eleger o sucessor de Mattarella, cujo mandato expira em 2 de fevereiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios