Notícias

Astro do atletismo italiano é pego no doping pela 2ª vez

Parece não ter fim a novela protagonizada pelo campeão olímpico de marcha atlética Alex Schwazer. Após ter sofrido um gancho de três anos e nove meses por doping, o atleta italiano voltou a ser acusado de usar substâncias proibidas.

Segundo o jornal "La Gazzetta dello Sport", o marchador testou positivo para anabolizantes em um exame surpresa realizado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) no último dia 1º de janeiro, quando ainda se preparava para voltar a competir.

A trajetória de Schwazer é uma das mais midiáticas da Itália, tanto por suas glórias quanto por suas quedas. Medalha de ouro na marcha atlética de 50 km nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, o italiano foi flagrado com o hormônio Eritropoetina (EPO) às vésperas dos Jogos de 2012 e foi suspenso por três anos e nove meses.

O episódio afetou até sua então namorada, a patinadora Carolina Kostner, punida com 16 meses de gancho por cumplicidade no doping de Schwazer. Mesmo afastado das provas, o marchador italiano sempre falou no sonho de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mesmo com o pouco tempo que teria para conquistar uma vaga.

Sua punição terminou em 29 de abril de 2016, e ele retornou às provas no dia 8 de maio, quando venceu a Copa do Mundo de Marcha Atlética, disputada em Roma, na categoria 50 km e assegurou o índice olímpico. O resultado também o levou à segunda posição no ranking mundial, o que o colocava como um dos favoritos a medalha no Brasil. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios