Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Ataque a tiros em igreja italiana na Turquia deixa 1 morto
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Ataque a tiros em igreja italiana na Turquia deixa 1 morto
Catolicismo Romano

Ataque a tiros em igreja italiana na Turquia deixa 1 morto

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Um ataque a tiros matou uma pessoa na Igreja Italiana Santa Maria Draperis, em Istambul, na Turquia. Duas pessoas mascaradas invadiram o templo durante uma missa.

A vítima, um cidadão turco, foi identificada apenas como CT pelas autoridades. O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, afirmou através do X (antigo Twitter) que “esforços estão em andamento para capturar os agressores”: “Condenamos veementemente este ataque covarde”.

https://www.provincia.biella.it/

Segundo relatos, os autores do crime entraram na igreja atirando para o alto. O homem, que seria um sem-teto buscando refúgio no local, levantou-se e gritou contra os agressores, que atiraram nele.

Durante o Angelus, o papa Francisco expressou solidariedade: “Expresso pesar e condenação firme pelo covarde ataque”. Já o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que a pasta acompanha a situação junto à Embaixada da Itália em Ancara: “Estou certo de que as autoridades turcas prenderão os responsáveis”.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou o ataque: “O governo italiano acompanha as atualizações. Expressamos profundo pesar e a mais firme condenação pelo ignóbil ato”. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também expressou pesar e declarou que foram tomadas as “medidas necessárias” para procurar os assassinos. Erdogan falou por telefone com autoridades locais e com o sacerdote do templo.

O chefe da delegação da União Europeia na Turquia, Nikolaus Meyer Landrut, disse que o bloco condena firmemente o ataque: “Coloco minhas mais sentidas condolências à família do falecido e espero a pronta recuperação dos feridos”.

Em nota, o Conselho da Europa condenou “com a máxima firmeza” o ataque: “Atacar um local de culto é inaceitável”, disse a secretária-geral do organismo de direitos humanos, Marija Pejcinovic Buric.

O monsenhor Massimiliano Palinuro, vigário apostólico de Istambul, disse que os fatos “sugerem um ataque de motivação religiosa”.

“Nossa comunidade está chocada. Naturalmente, é o momento da solidariedade à comunidade católica, e da oração pela pessoa que faleceu. Como comunidade cristã, pedimos às autoridades para esclarecer e buscar a verdade”, afirmou o italiano.

https://www.provincia.biella.it/

“Pedimos, é claro, apenas justiça para essa pessoa que perdeu a vida. E ao mesmo tempo, pedimos mais segurança para garantir a integridade dos fiéis das comunidades cristãs que perseveram na fé, que corajosamente enfrentam, às vezes, trajetos muito longos para participar da celebração eucarística”, disse Palinuro.

O vigário acrescentou que a vítima era conhecida pela comunidade e tinha problemas psicológicos: “Talvez por isso tenha sido o único a ter coragem de enfrentar esses terroristas que invadiram a igreja, e provavelmente por esse gesto de coragem, foi morto”.

O governador de Istambul, Davut Gul, disse aos jornalistas que o ataque não deixou feridos: “As forças de segurança estão conduzindo uma investigação abrangente sobre este caso. Aqueles que ameaçam a paz e a segurança de nossos cidadãos nunca alcançarão seus objetivos”.

Você pode se interessar também por ...

Papa encerra visita à Indonésia com missa para 100 mil pessoas
“Bento XVI está pronto para o encontro definitivo com Deus”, diz ex-diretor de imprensa da Santa Sé
“Leo from Chicago”: documentário do Vaticano sobre as raízes do Papa Leão XIV
A Igreja, a lei natural e as bênçãos a uniões homossexuais
CATOLICISMO ROMANO: Papa Francisco diz que a Missa Tridentina é intocável – Por Matteo Matzuzzi
TAGGED:Ataque a tiros em igreja italiana na Turquia deixa 1 morto
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
Cantor italiano Domenico Modugno será homenageado em Polignano a Mare, na Puglia
Professores italianos documentam legado da imigração vêneta no Brasil
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?