Notícias

Pier Luigi Bersani diz que deixa liderança do Partido Democrático após eleições presidenciais

O líder do Partido Democrata (PD), Pier Luigi Bersani, disse que vai renunciar à secretaria política da legenda após a eleição do novo presidente da Itália.

"Na próxima votação pela Presidência vamos nos abster [de votar] e faremos uma assembleia, meu desejo é que seja encontrada uma resposta com as outras forças políticas. Nós não escolhemos o presidente da República sozinhos", disse.

"Nós produzimos uma situação de gravidade absoluta, foram ignorados os mecanismos de responsabilidade e solidariedade, um dia dramaticamente pior do que ontem", concluiu.

Bersani ainda falou sobre a escolha do ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, como candidato do partido à Presidência.

"Escolhemos uma pessoa (…) e colocamos nestas condições. Eu não posso aceitar isso. Eu não posso aceitar que meu partido esteja impedindo a solução. Isso é demais", disse.

Prodi retirou sua candidatura à Presidência da Itália após não ter conseguido maioria na quarta votação realizada hoje. Ele foi escolhido para substituir o sindicalista Franco Marini como candidato do PD.

O Povo da Liberdade (PDL), bancada do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, comunicou sua forte oposição para ao ex-candidato, que foi adversário de Berlusconi em duas eleições gerais, em 1996 e em 2006, ganhando em ambos os pleitos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios