Notícias

Desemprego na Itália cai em março, mas inativos aumentam

A taxa oficial de desemprego na Itália caiu 0,9 ponto em relação a fevereiro e chegou a 8,4% no mês de março, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).

No entanto, segundo o Istat, a redução da desocupação equivale ao aumento do contingente de inativos, que subiu 0,8 ponto e atingiu a marca de 35,7%. Para o instituto, “inativos” são aqueles que não fazem parte da força de trabalho ou que não estão em busca de emprego.

Em termos absolutos, o crescimento dos inativos na faixa etária entre 15 e 64 anos foi de 301 mil unidades, sendo que, desse total, 267 mil correspondem a pessoas que deixaram de procurar trabalho. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a taxa de desocupação caiu 1,2 ponto, atingindo 28%.

Com isso, a Itália registrou em março 23,234 milhões de cidadãos empregados e 2,132 milhões de desempregados. Já a taxa de ocupação oscilou negativamente em 0,1 ponto e chegou a 58,8%. “Apesar da emergência da Covid-19, a ocupação registrou uma estabilidade substancial, também pelos efeitos dos decretos de apoio ao emprego”, diz o Istat.

Para combater os efeitos da pandemia de coronavírus, que já contaminou mais de 200 mil pessoas e deixou mais de 27 mil mortos na Itália, o governo proibiu demissões por 60 dias e aprovou uma medida para ajudar no pagamento parcial de funcionários de empresas forçadas a suspender as atividades.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios