Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Avalanche no hotel Rigopiano, na Itália, completa seis meses
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Avalanche no hotel Rigopiano, na Itália, completa seis meses
Notícias

Avalanche no hotel Rigopiano, na Itália, completa seis meses

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Com apelos das famílias das vítimas por justiça, a Itália lembrou os seis meses da avalanche que destruiu o hotel Rigopiano, em Farindola, no centro do país, e matou 29 pessoas.   

Situado na cordilheira dos Apeninos, o local foi soterrado por um deslizamento de neve em 18 de janeiro de 2017, provavelmente em função da série de terremotos que atinge a região central da península desde 24 de agosto do ano passado. Naquele mesmo dia, a zona onde ficava o hotel já havia registrado três sismos superiores a 5.0 na escala Richter.   

https://www.provincia.biella.it/

As operações de busca só foram concluídas uma semana depois da avalanche e terminaram com 11 sobreviventes, incluindo quatro crianças. Nove deles permaneceram debaixo da neve e dos escombros por mais de 40 horas.   

“Queremos esclarecimentos sobre a tragédia. Queremos a verdade, os culpados devem aparecer”, declarou à ANSA Gianluca Tanda, presidente do Comitê das Vítimas do Rigopiano. “É justo saber por culpa de quem nossos entes queridos morreram”, acrescentou.   

Em abril passado, a Procuradoria da República em Pescara, província onde fica Farindola, denunciou seis pessoas pelo desastre, incluindo o diretor do hotel, Bruno Di Tommaso, e o prefeito Ilario Laccheta.   

Eles são acusados de ter falhado na prevenção da avalanche, já que o risco de deslizamentos na região estava em nível quatro, sendo que o máximo é cinco, na hora do desastre. Por outro lado, ninguém foi indiciado pela suposta demora na ativação dos serviços de resgate.   

A primeira chamada de socorro foi feita às 17h08 (horário local), mas as autoridades só acreditaram na história da avalanche às 19h – a funcionária da Província de Pescara que atendera a ligação acreditava se tratar de um trote.   

A partir daí, iniciou-se uma batalha para fazer os bombeiros chegarem ao hotel, o que só ocorreu às 4h25 da madrugada seguinte.

Algumas das mortes no Rigopiano foram causadas por asfixia e congelamento, e não pelo impacto da neve.   

https://www.provincia.biella.it/

“A culpa é de quem não preveniu, de quem deixou as pessoas subirem, de quem não fechou o hotel. Região, Província, Proteção Civil, toda a cadeia institucional está envolvida”, acusou Tanda.   

No momento da avalanche, os hóspedes já haviam feito check-out e estavam reunidos na recepção e nas áreas de convívio do Rigopiano, apenas aguardando o envio de um caminhão limpa-neve para ir embora.

Você pode se interessar também por ...

Itália cobrará taxa de mais de 20% a usuários do Airbnb
Conclave para escolher novo papa começará em 7 de maio
Bombeiros instalam chaminé na Capela Sistina, no Vaticano, de onde sairá a fumaça branca ou preta
Enrico Letta pede ao presidente do Conselho Europeu Van Rompuy ações contra o desemprego
Salão do Móvel de Milão terá instalação do cineasta italiano Paolo Sorrentino
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis

Fabio Botto
Fabio Botto
17 de maio de 2026
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
Itália passa a exigir placas de identificação para patinetes elétricos
Cineasta italiano Paolo Sorrentino prepara documentário sobre trajetória de Carlo Ancelotti
FSSPX confirma sagrações de novos bispos. Vaticano endurece o tom alegando “cisma”
Italiano Fabio Di Giannantonio vence corrida caótica no GP da Catalunha de MotoGP
Tenistas italianos Bolelli e Vavassori fazem história e conquistam título inédito nas duplas em Roma
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?