Notícias

Battisti ameaça se matar, caso a extradição seja concretizada

O irmão de Cesare Battisti, Domenico Battisti, afirmou que o ex-ativista italiano tem intenções de se matar no Brasil caso sua extradição seja consumada pela Justiça e pelo governo brasileiros.

 

Na entrevista, concedida à Corriere TV (web TV do jornal Corriere della Sera), Domenico Battisti disse que a promessa do irmão foi feita há poucos dias, na última vez em que ambos conversaram. "Meu irmão, se for extraditado, voltará para a Itália morto. Morre ali, morre no Brasil, tira a própria vida", disse Domenico, segundo ele, repetindo as palavras de Battisti.

 

O irmão do fugitivo que a Itália considera "terrorista", culpado por quatro homicídios comuns, e não políticos, e condenado à prisão perpétua, disse ainda que Battisti esperava ter sido acolhido seu pedido de refúgio no Brasil, diferentemente do que decidiu o Supremo Tribunal Federal na tarde desta quarta-feira.

 

Com voto de desempate do ministro Gilmar Mendes, o STF votou pela extradição por cinco votos contra quatro. Agora, o Supremo decide se a palavra final cabe, ou não, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Para dizer a verdade, ele (Cesare Battisti) não esperava essa decisão", disse Domenico. "De qualquer forma, se os italianos estão contentes assim, então estão contentes agora".

 

Indagado sobre as mortes que o irmão teria cometido, planejado ou sido cúmplice, Domenico afirmou que considera Battisti um perseguido. "Meu irmão é inocente, sobre isso não há dúvida", disse. "Na nossa família não pode haver um assassino." Para ele, há uma clara perseguição ao irmão, pois somente Cesare Battisti foi condenado pelos homicídios cometidos pelo grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) – todos de cunho "político", como sustenta sua defesa no Brasil.

 

Domenico Battisti não precisou a data da última conversa que teve com o irmão, mas ressaltou a fragilidade do momento, sobretudo em relação a uma possível tentativa de suicídio. "Estou preocupado."

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios