Notícias

15º Censo Geral da população residente na Itália ocorre de forma “tumultuada”

Em várias cidades, muitos dos italianos que tentaram entregar nos correios o questionário para o 15º Censo Geral da população residente, não puderam finalizar a operação. Houve problemas em Bolonha, Roma e Milão, mas também em Nápoles e Palermo, principalmente pela falta de conexão.

Após os problemas registrados no site do Istat para o preenchimento online do questionário para o 15º Censo Demográfico, a diretora de comunicação do citado instituto, Patrizia Cacioli, disse para a Rádio Ires que "o site nunca ficou fora do ar, mas congestionado pela grande procura. Já adquirimos online 210 questionários e estamos satisfeitos".

Cacioli pede para manter a calma porque há muito tempo para responder. A dirigente do Istat também citou possíveis sanções para a ausência de respostas: "A multa será de € 200 a € 2 mil para aqueles que não preencherem o formulário ou distorcerem as respostas. O objetivo é fotografar a situação real de .nosso país, não queremos dados sobre a renda ou o número de imóveis".

O preenchimento do questionário para o censo populacional começou tumultuado, diante do entusiasmo dos italianos em compilar as respostas online. Mais de meio milhão de acessos simultâneos se registraram em poucas horas e o site do Istat (Instituto Italiano de Estatísticas) congestionou, impedindo a conexão e a finalização do processo.

A população da web não poupou críticas ao mau funcionamento do site e os protestos não param de aparecer, inclusive pedindo a renúncia do presidente Giovannini do Istat.

Foi assim que começou o dia mais importante do recenseamento geral da população, aquele que produzirá o 'retrato' da Itália: o dia 9 de outubro de 2011 é a data de referência do levantamento, ou seja, aquela em que os cidadãos devem se basear para atualizar as informações pessoais.

A Telecom Itália trabalha junto com o Istat para sanar os transtornos do primeiro dia. Há tempo até o final do ano para cumprir com o dever de responder às perguntas. O recenseamento abrange 25 milhões de famílias e mais de 61 milhões de cidadãos, italianos e estrangeiros, residentes em 8.092 municípios.

Os envelopes referentes ao Censo devem ser entregues na residência até 22 de outubro e a partir de hoje (10) a população italiana "pode entregar a versão em papel do questionário nas agências dos correios e nos escritórios municipais do recenseamento. Em ambos os casos, os cidadãos receberão um recibo, que deve ser guardado, após o sucesso no preenchimento.

Um guia em 19 línguas, contido no envelope entregue na própria residência, ajudará a preencher o questionário. De 21 de novembro até 29 de fevereiro de 2012, 60 mil recenseadores terão a tarefa de recolher os questionários ainda não devolvidos, além de detectar as pessoas que estão em hospitais, conventos ou hotéis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios