Notícias

Porto italiano de Gioia Tauro, na região da Calábria, receberá armas químicas, retiradas da Síria

O porto italiano de Gioia Tauro, na região da Calábria, receberá cerca de 1,2 mil toneladas de armas químicas retiradas da Síria pelo navio dinamarquês Arc Futura e por agentes internacionais.

A informação de que o porto da Calábria receberá o material foi apurada pela agência de notícias ANSA. Até o momento, o governo não confirmou em qual porto o arsenal faria escala.

O material químico está alojado em 1,5 mil containers dentro do navio, que fará escala no porto italiano. Em seguida, o arsenal será transferido para a embarcação norte-americana Cape Ray, onde será destruído em alto mar. O processo de transferência pode variar de 48 horas a 90 dias.

A Itália concordou no mês passado em permitir o uso de um porto em seu território para a entrega do material químico, o qual pode produzir sarin, gás VX, entre outros compostos tóxicos e letais. As armas químicas começaram a deixar a Síria no início de janeiro, após o governo de Bashar al-Assad firmar um acordo que autorizava a destruição do arsenal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios