Notícias

Berlusconi desiste de tentar Presidência da Itália

O ex-primeiro-ministro e líder do Força Itália (FI) Silvio Berlusconi desistiu de tentar ser presidente da Itália no pleito, informam seus aliados mais próximos – em notícia posteriormente confirmada pelo próprio político.

O italiano havia participado de uma reunião com expoentes de sua sigla e deveria participar de um encontro dos líderes do bloco “centro-direita”, que reúne os partidos ultranacionalistas Liga, de Matteo Salvini, e Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni.

No entanto, Berlusconi não se reuniu com os aliados políticos e, pouco depois, enviou uma nota oficial ao encontro em que anunciava o “passo atrás”.

Entre as justificativas, o ex-premiê afirmou que quer manter a “unidade nacional” e que o atual primeiro-ministro, Mario Draghi, deve “continuar no Palazzo Chigi” porque está fazendo um “ótimo trabalho”.

A nota ainda agradece aos parlamentares que apoiaram sua candidataram e destaca que ele sempre serviu ao país.

Segundo o presidente do FI, é preciso que a centro-direita – que, segundo as pesquisas eleitorais têm quase metade dos votos dos italianos – ofereça um nome conjunto e com o máximo de consenso possível para a Presidência do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios