
Condenada a 10 de prisão no Brasil por invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) contratou um famoso advogado para evitar sua extradição da Itália. Pieremilio Sammarco é professor titular de Direito Comparado na Universidade de Bérgamo e ficou conhecido por ter defendido o humorista Beppe Grillo em disputas judiciais contra o primeiro-ministro Giuseppe Conte.
Sammarco obteve a qualificação para a função de professor titular em Bérgamo em 2018. Antes, atuava como professor associado da universidade. Ele é mestre em Administração de Empresas, doutor em Informática Jurídica e Direito Informático e em 2004 foi pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Com o nome incluído na lista da Interpol, Zambelli está nas proximidades de Verona, ao norte da Itália, de acordo com o jornal Il Manifesto. No Brasil, ela é representada pelo advogado especialista em direito penal Fabio Pagnozzi.