Notícias

“Berlusconi está à beira do abismo”, diz diretor de TV italiana

Enrico Mentana é diretor do jornal da TV La7. Conhece a política italiana tão bem que é considerado um dos poucos observadores isentos e bem informados do jornalismo italiano. Segundo ele, os processos contra Berlusconi irão esmagá-lo ou beatificá-lo.

 

Depois de Berlusconi se tornar réu de um processo por prostituição de menor e abuso de poder, o que acontece agora?

Agora, só dois cenários são possíveis: absolvido ou condenado. Nesta Itália que se transformou num país bipolar, o destino de Berlusconi também pode ter dois desfechos extremos: será esmagado pelo peso dos quatro processos que deverá enfrentar em 38 dias – de 28 de fevereiro até 6 de abril – ou será definitivamente beatificado pela política italiana.

Todos os escândalos que marcaram os três mandatos de Berlusconi como chefe de governo parecem não atingir seu carisma no país. Como é possível?

Os jornais estrangeiros simplificam a coisa, rindo do palhaço e se perguntando como é possível que os italianos continuem escolhendo uma figura tão pouco digna para liderar o país. Mas a verdade é que $não é um palhaço decadente, é um homem que conhece muito bem o povo italiano e conseguiu construir um partido e uma aliança de direita que conquistou a maioria no Parlamento. Mas acho que nem o mais fanático representante da direita pode achar que ele vai se safar nesses quatro processos sem perder boa parte do seu carisma e do afeto popular. Resta, porém, o fato que na Itália a maioria é de direita.

Existe outra opção política, além de Berlusconi?

As oposições de esquerda, de centro e de direita tentaram derrubá-lo no Parlamento com o voto de confiança de 14 de dezembro. Não conseguiram. Acho pouco provável que obriguem Berlusconi a se demitir agora. Mesmo porque o chefe do governo está à beira de um abismo, e sabe muito bem que sua única defesa é se manter firme em sua cadeira. Num país que vive a política como se fosse um jogo de futebol, com duas torcidas que se odeiam, não é fácil. Mas até agora ele segurou a barra. Além de tudo, não há precedentes. Que eu saiba, nenhum chefe de governo de um país ocidental foi processado por prostituição de menor. É uma situação inédita.

Então, qual é a solução?

Berlusconi foi eleito democraticamente. O único meio de mudar a realidade é por voto popular.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios