Notícias

Berlusconi participará de audiência, diz advogado

O advogado Piero Longo afirmou que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai comparecer à audiência do caso Mediatrade marcada para a próxima segunda-feira, em Milão.

Longo, que defende o premier, explicou que só compromissos institucionais agendados de última hora poderiam impedir o não comparecimento de Berlusconi à sessão.

Durante a audiência, serão apresentadas algumas considerações contra o produtor norte-americano Frank Agrama que, junto com Berlusconi, está entre os 12 acusados no processo.

O caso Mediatrade refere-se às investigações de uma suposta compra de direitos televisivos e cinematográficos realizada pela empresa Mediatrade, ligada ao grupo Mediaset, cuja propriedade é da família Berlusconi. A aquisição teria ocorrido por intermédio do produtor de Agrama e sua empresa Wiltshire. O dinheiro usado para a compra era da Publitalia, outra empresa do grupo Mediaset, de acordo com a denúncia.

Segundo os procuradores, até o fim dos anos 80, Berlusconi e os outros 11 envolvidos no caso usavam um sistema de fraude para inflar os preços destes direitos televisivos e cinematográficos.

O montante de dinheiro resultante do preço original e do supostamente pago pelas empresas do premier estaria em um paraíso fiscal.

A última audiência sobre o caso ocorreu na segunda-feira, 4 de abril. Na ocasião, a Procuradoria de Milão pediu a abertura de um processo contra o primeiro-ministro por suposto envolvimento em fraudes fiscais.

Também estão agendadas novas audiências para os dias 2 e 30 de maio, sendo que, nesta última data, é esperada uma decisão judicial.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios