Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Berlusconi vence votação, mas perde maioria absoluta na Câmara dos Deputados
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Berlusconi vence votação, mas perde maioria absoluta na Câmara dos Deputados
Notícias

Berlusconi vence votação, mas perde maioria absoluta na Câmara dos Deputados

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Apesar de ter conseguido aprovar o Orçamento de 2010 nesta terça-feira, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, perdeu a maioria absoluta na Câmara e continua sob pressão para renunciar em meio ao temor de que o país poderá ser a próxima vítima da crise das dívidas na zona do euro.

Na Câmara, 308 parlamentares votaram a favor do Orçamento e 321 se abstiveram. O resultado põe em dúvida a estabilidade do governo, já que a maioria absoluta é alcançada com o apoio de pelo menos 316 deputados.

https://www.provincia.biella.it/

Depois da votação, Pier Luigi Bersani, líder do opositor Partido Democrático, fez um apelo pessoal pela renúncia de Berlusconi:

"Peço que o senhor finalmente aceite a situação: entregue seu pedido de renúncia e deixe que o presidente encontre uma solução que permita a nossa nação seguir adiante. Faremos nossa parte."

No Twitter, Marco Bardazzi, editor do jornal La Stampa, afirmou: "Berlusconi teve 308 votos em Roma. Basicamente, seu governo não tem os números para governar o país: 321 parlamentares se abstiveram no voto de confiança. Essa é uma nova maioria. Berlusconi tem de decidir o que fazer."

Após a votação, o premiê entrou em reunião com os ministros da Economia, Giulio Tremonti, do Interior, Roberto Maroni, e com Umberto Bossi, líder do partido de direita Liga Norte, da base do governo.

Horas antes da votação, Bossi, aliado mais próximo de Berlusconi, pediu que ele ceda à intensa pressão política e dos mercados e renuncie ao cargo. Bossi sugeriu que o deputado Angelino Alfano, secretário-geral do governista Partido da Liberdade, de centro-direita, assuma o cargo de primeiro-ministro.

Na segunda-feira, Berlusconi negou que pretenda renunciar, após o custo para a rolagem da dívida italiana ter atingido um nível recorde por conta dos temores de que o país não tem capacidade de pagar a dívida.

Apesar de ter sobrevivido a dezenas de votos de confiança no passado, Berlusconi pode enfrentar dificuldades para sobreviver mais uma vez, já que a atual crise não é somente política, mas está também ligada aos mercados financeiros internacionais, que perderam a confiança no premiê para gerir a economia do país. 

https://www.provincia.biella.it/

Muitos analistas veem o atual governo demasiadamente enfraquecido para impor os cortes de gastos necessários para conter o déficit público e o aumento da dívida. Apesar de ter um déficit público relativamente baixo, de 3,7% do PIB, a Itália causa preocupações entre os investidores, com uma combinação de baixo índice de crescimento e uma dívida de 1,9 trilhão de euros.

Na segunda-feira, as principais bolsas europeias subiram em meio à expectativa de uma saída de Berlusconi, mas voltaram para o vermelho após ele negar a renúncia em sua página no Facebook. “Os rumores de minha renúncia são infundados", disse o premiê.

Antes, jornais italianos tinham informado que a renúncia do líder seria anunciada em questão de horas.

No último sábado, milhares de italianos participaram de uma manifestação em Roma convocada pelo Partido Democrata (PD) para pedir a renúncia do premiê.

O ministro italiano de Administração Pública, Renato Brunetta, admitiu em entrevista à TV nesta segunda-feira que o governo tem um “problema numérico” no Parlamento e que, se não houver maioria na votação de terça-feira, “todo mundo vai para casa”. O ministro do Interior, Roberto Maroni, concordou e acrescentou: “É inútil insistir.”

Você pode se interessar também por ...

Com 7 mortes após tempestade, volta a chover forte na Toscana
Roma registra fevereiro mais quente em 157 anos
Um “millennial” no conclave: Conheça cardeal mais jovem
AUDIÊNCIA GERAL: Papa Francisco pede cessação imediata da violência na República Centro-Africana
LA GAZZETTA DELLO SPORT: Sneijder fa fuori il Brasile. L’Olanda è in semifinale
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1

Fabio Botto
Fabio Botto
5 de julho de 2026
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
Papa Leão XIV se solidariza novamente com vítimas de terremotos na Venezuela
Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?