Notícias

Relembre o primeiro e único título da Itália na Eurocopa

O primeiro e único título da Eurocopa da Azzurra foi conquistado em 1968, quando a competição estava em sua terceira edição. Na oportunidade, o torneio foi disputado em solo italiano e por somente quatro seleções: Itália, Inglaterra, União Soviética e Iugoslávia.

A Azzurra, que era comandada por Ferruccio Valcareggi, participou pela primeira vez no torneio depois da conturbada campanha na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, quando o país foi eliminado na fase de grupos perdendo para União Soviética e Coreia do Norte. A Eurocopa, por sua vez, seria uma boa oportunidade para levantar os ânimos da seleção.

A Itália, liderada por Dino Zoff e Luigi Riva, precisou passar por uma bateria de jogos para chegar na Euro. O país superou Romênia, Chipre e Suíça em um grupo de qualificação, tendo confirmado sua presença na competição ao bater a Bulgária em um duelo de mata-mata.

Já que a Eurocopa era disputada por quatro nações, os italianos entraram diretamente para as semifinais e enfrentaram a União Soviética em Nápoles. Ao longo do equilibrado duelo, Zoff defendeu um pênalti de Albert Shesternyov e Angelo Domenghini acertou a trave da equipe rival.

O confronto, que teve até prorrogação, terminou sem gols e o país que avançaria para a final foi decidido no cara ou coroa, já que a disputa por pênaltis foi introduzida oficialmente na modalidade em junho de 1970. Na ocasião, o ex-lateral Giacinto Facchetti escolheu coroa e a Itália eliminou os soviéticos.

Em 8 de junho de 1968, a Itália enfrentou a jovem seleção da Iugoslávia na final da Eurocopa, que tinha eliminado a Inglaterra na fase anterior. Quase 70 mil torcedores no Estádio Olímpico de Roma viram as duas seleções empatarem em 1 a 1, com os gols de Dragan Dzajic e Domenghini.

Ao contrário do duelo anterior da Azzurra, o título foi decidido em um segundo jogo. Dois dias depois, italianos e iugoslavos entraram novamente em campo no Olímpico. A Azzurra dominou o rival e venceu por 2 a 0. Riva, que não atuou no primeiro embate, inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, já Pietro Anastasi fez o segundo ainda na etapa inicial. o título da Eurocopa deu moral para a Itália se classificar para a Copa do Mundo de 1970, no México, quando perderia a final para o Brasil por 4 a 1.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios