
O bispo católico Dom Rolando José Álvarez, condenado a 26 anos de reclusão por se opor ao governo da Nicarágua, foi libertado.
A informação foi divulgada pela CNN a partir de declarações de uma fonte diplomática, que informou que conversas entre a Igreja Católica local e representantes do governo Daniel Ortega estão sendo realizadas para decidir o futuro do religioso.
Nessas reuniões, estaria sendo discutida a possibilidade de que Álvarez seja expulso do país ou enviado para o exílio. Se o religioso se recusasse a deixar a Nicarágua, poderia ser preso novamente.
O bispo de Matagalpa foi preso no ano passado após se recusar a embarcar em um voo de deportação para os Estados Unidos com outros presos políticos. Na sentença, ele foi considerado pelo tribunal local como “um traidor da pátria”.
As relações entre o país latino-americano e o Vaticano foram suspensas após declarações do papa Francisco definindo o regime da Nicarágua como “opressivo” e “ditadura grosseira”.
O líder sandinista Daniel Ortega está no poder desde 2007 e, nos últimos meses, tem intensificado a perseguição a grupos opositores, fechando ONGs, veículos de comunicação e entidades religiosas.