Notícias

POLÍTICA: Berlusconi confia em vitória do PDL no segundo turno nas eleições locais

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou acreditar na vitória do partido governista Povo da Liberdade (PDL) no segundo turno das eleições municipais, marcado para 29 de maio.

No primeiro turno, realizado nos últimos dias 15 e 16, o PDL sofreu derrotas significativas e não conseguiu a maioria absoluta para conquistar a vitória em cidades como Milão e Nápoles.

"Podemos, e devemos, vencer, porque temos homens e ideias justas", disse o premier, em um vídeo publicado no canal do partido no site YouTube.

Em Milão, capital econômica da Itália, o pleito era tido como um teste para medir o apoio que o chefe de Governo possui.

A candidata do PDL, Letizia Moratti, obteve apenas 41% dos votos, contra Giuliano Pisapia, do Partido Democrático (PD), que angariou 48%.

"Em Milão, Moratti deve vencer. Não se pode entregar a cidade à esquerda mais radical", afirmou Berlusconi, referindo-se ao segundo turno do pleito.

O primeiro-ministro destacou que "devemos explicar aos milaneses" que o candidato do PD pode ser "danoso" à cidade, pois é capaz de aumentar os impostos e permitir um maior fluxo de imigração.

Berlusconi havia dito que uma vitória da esquerda transformaria Milão em uma cidade "islâmica".

"Milão não pode se tornar uma cidade islâmica, uma cidade cigana cheia de campos rom [etnia romena] e assediada pelos estrangeiros aos quais a esquerda dá o direito de voto", criticou.

Em Nápoles, o candidato do PDL, Gianni Lettieri, conquistou 38% dos votos, contra 27% de Luigi de Magistris, do partido Itália dos Valores (IDV).

"Em Nápoles, nosso candidato vai tirar a cidade, depois de 18 anos, das mãos da esquerda", garantiu Berlusconi.

"As eleições de 15 e 16 de maio confirmaram que o PDL é o primeiro partido do país. Não existem alternativas possíveis ao nosso governo, e não podemos imaginar uma Itália governada pela esquerda e condicionada a uma esquerda extrema", afirmou o premier. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios