
A Itália, após passar sufoco contra a Irlanda e ter arrancado a classificação no último minuto do jogo de sábado passado, gol de Gilardino, ao empatar por 2 a 2, desta vez terá uma partida que pode ser considerada um amistoso de luxo, pois o resultado não importa mais.
Itália e Chipre, surpresa do Grupo 8 ocupando a quarta posição, e vindo de goleada sobre a Bulgária por 4 a 1, se enfrentam em Parma sem compromissos de conquista dos três pontos, e por isso devem fazer uma boa apresentação.
Sabendo disso Marcello Lippi deve escalar um time totalmente modificado, dando oportunidades para os reservas atuarem e mostrarem se tem condições de ir para a África do Sul representar a atual campeã do mundo.
Em conferência de imprensa o comandante abriu as portas da seleção para o retorno de Francesco Totti, e também para outras possíveis surpresas, como Cassano, tão solicitado pelos torcedores.
Bulgária, fora do Mundial recebe a Geórgia, enquanto a Irlanda, na repescagem, pega Montenegro.
Os principais confrontos dos outros grupos
Grupo 1
Classificados: Dinamarca
Repescagem: Com mais chances para Portugal que enfrenta a fraca Malta em casa e uma vitória simples garante a segunda posição, Suécia e Hungria ainda tem chances matemáticas e enfrentam respectivamente Albânia e Dinamarca.
Jogos: Portugal x Malta; Suécia x Albânia; Dinamarca x Hungria
Grupo 2
Classificados: Suíça ou Grécia. A Suíça está com 20 pontos, três a mais que a Grécia, e dificilmente perde a vaga direta para a Copa, já que joga em casa contra Israel. A Grécia tem partida tranquila contra Luxemburgo.
Repescagem: Suíça, Grécia, Israel e Letônia. Além dos dois primeiros, Israel com 15 pontos e Letônia 14, ainda tem chances matemáticas de garantirem vaga na repescagem, mas para isso contam derrota improvável dos gregos contra o penúltimo colocado, Luxemburgo.
Jogos: Suíça x Israel; Grécia x Luxemburgo; Letônia x Moldávia
Grupo 3
Classificados: Eslováquia ou Eslovênia. Os eslovacos perderam para os eslovenos na última rodada e viram a vantagem cair para apenas dois pontos, no entanto, terão embate contra a já eliminada Polônia, já os eslovenos tem parada tranquila contra o frágil San Marino.
Repescagem: Eslovênia, República Checa e Irlanda do Norte. Os tchecos e os norte-irlandeses, que se enfrentarão, tem possibilidades remotas de vaga na repescagem, pois, esperam derrota dos eslovenos para uma das duas seleções que não pontuaram até agora nas eliminatórias.
Jogos: República Checa x Irlanda do Norte; Polônia x Eslováquia; San Marino x Eslovênia
Grupo 4
Classificado: Alemanha
Repescagem: Rússia
Jogos: Azerbaijão x Rússia; Alemanha x Finlândia; Liechtenstein x País de Gales
Grupo 5
Classificado: Espanha
Repescagem: Bósnia Herzegovínia
Jogos: Estônia x Bélgica; Turquia x Armênia; Bósnia x Espanha
Grupo 6
Classificado: Inglaterra
Repescagem: Ucrânia e Croácia. Os ucranianos surpreenderam, em casa, os ingleses, ao vencerem por 1 a 0, estão com um ponto a mais que os croatas, 18 contra 17, e a vitória contra a fraca Andorra, o outro selecionado que não conseguiu nenhum ponto nas atuais eliminatórias, garante vaga na repescagem. Os croatas pegam o Kazakistão.
Jogos: Inglaterra x Bielorússia; Andorra x Ucrânia; Kazakistão x Croácia
Grupo 7
Classificado: Sérvia
Repescagem: França
Jogos: Romênia x Ilhas Faroe; Lituânia x Sérvia; França x Áustria
Grupo 9
Classificado: Holanda
Repescagem: Noruega – dificilmente se garantirá entre as 08 melhores segundas colocadas, que irão para as repescagens européias
Jogos: Como teve um time a menos o grupo já foi definido.