Notícias

Semanário italiano “L’Expresso” publica investigação de Beppe Grillo em paraísos fiscais

O semanário italiano L'Espresso publicou uma investigação revelando a existência de empresas na Costa Rica nas mãos do motorista do líder do Movimento Cinco Estrelas (M5E), Beppe Grillo, e da cunhada do ex-comediante.

Depois de tomar conhecimento dessa publicação, o Partido Democrático (PD, centro-esquerda) de Pier Luigi Bersani pediu esclarecimentos a Grillo sobre essas empresas e os paraísos fiscais. "Com base no que se lê na imprensa sobre empresas offshore, investimentos e estranhas transações financeiras em paraísos fiscais incluídos na lista negra, seria oportuno se Grillo explicasse o que sabe e como algumas iniciativas o afetam", disse Davide Zoggia, responsável por organismos locais do PD.

O PD também quer saber "de que forma essas atividades são compatíveis com a transparência tão pregada por Grillo e com os princípios sobre os quais baseia sua apresentação perante o país e o Parlamento".

O L'Espresso revelou a existência de 13 empresas abertas na Costa Rica por Walter Vezzoli, motorista e homem de confiança do líder do M5E, e pela cunhada de Grillo para administrar negócios e instalar um resort de luxo. Sociedades anônimas, quase todas sediadas em Santa Cruz, a província mais turística do país, controladas por pessoas muito próximas a Grillo.

Uma primeira resposta à investigação foi dada no Facebook pelo deputado do M5E Alfonso Bonafede. "Tive o prazer de conhecer Vezzoli e acho indecente esse ataque do L'Espresso", disse Bonafede, acrescentando à frase três pontos de exclamação. "Solidariedade total e incondicional ao amigo Walter", completa ele.

Pouco tempo depois, um post no site coloca a resposta de Grillo, sob o título "O motorista, a cunhada e o engenheiro". Na intervenção há citações de trechos de uma entrevista dada por Vezzoli a Fatto Quotidiano, na qual o motorista de Grillo afirma que o citado resort não existe. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios