Variedades

Itália começa a restaurar tumba de cerca de 2 mil anos, encontrada na Sicilia

Especialistas italianos começaram os trabalhos de restauração da tumba imperial “La Guardiola”, no interior do jardim do hotel Villa Fiorita, na cidade italiana de Taormina, na Sicília.

A tumba é datada do século 1 d.C. e faz parte de um grande complexo de sepulturas que está localizado em um longo caminho usado, ao menos parcialmente, durante o Império Romano, e que leva a algumas das residências mais suntuosas da cidade, como as domus de Villa San Pancrazio e de Porta Pasquale.

O início da reforma foi acompanhado de perto pela superintendente dos Bens Culturais e Ambientais de Messina, Mirella Vinci, pelo prefeito local, Mario Bolognari, e pelo assessor regional de Bens Culturais e de Identidade Siciliana, Francesco Paologo Scarpinato.

A intervenção, proposta e financiada pela empresa Effekappa Srl, proprietária do hotel, partiu de uma análise arquitetônica que verificou o estado de conservação e a natureza da obra.

“Expresso grande satisfação pelo início da restauração dessa estrutura que enriquece o patrimônio siciliano. Essa operação constitui um exemplo singular de profícua colaboração entre os órgãos públicos de tutela e a empresa privada, que nesse caso demonstrou grande sensibilidade e plena disponibilidade, colocando recursos à disposição e profissionalismo para assegurar a conservação, a valorização e a fruição do bem”, disse Scarpinato.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios