Notícias

Câmara dos Deputados da Itália aprova moção em favor de união civil gay

A Câmara dos Deputados italiana aprovou uma moção do centro-esquerdista Partido Democrático (PD) que compromete o governo a, dentro das próprias prerrogativas, intervir em favor de uma lei sobre as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

Atualmente, a Itália é um dos nove países europeus que não têm legislação sobre o tema, o que impede homossexuais de terem os mesmos direitos dos casais heterossexuais. A moção chega um dia após o Parlamento da União Europeia chancelar um relatório qu reconhece o termo "família gay".

Maior partido italiano, o PD é liderado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, que há tempos fala em apresentar uma lei sobre as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, mas evita lidar com o assunto diretamente para não prejudicar a aliança com as pequenas siglas de centro-direita que fazem parte de sua coalizão e que são essenciais para a manutenção do seu governo.

Até por isso, é provável que o premier apresente uma lei referente apenas às uniões civis, e não aos matrimônios, o que continuaria impedindo os casais homossexuais de adotarem crianças ou recorrerem à reprodução assistida, por exemplo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios