Notícias

ESTUDO: Itália é o país europeu com “menor liberdade” econômica

A Itália é "o país menos livre da Europa do ponto de vista econômico", segundo um estudo que a associação dos industriais do país, a Confindustria, encomendou a um instituto especializado.

Esta situação se deve a obstáculos e vínculos relacionados com a carga tributária, os gastos públicos, os regulamentos, a qualidade das normas e as leis trabalhistas, destacou o estudo do Instituto Bruno Leoni.

O trabalho será usado no Fórum "Liberdade e bem-estar: a Itália do futuro", previsto para a próxima sexta-feira e sábado em Parma, no norte do país, e para o qual são aguardados mais de cinco mil industriais italianos.

O estudo mede o grau de liberdade econômica dos países europeus com um índice de 0 a 100 pontos, para "verificar como o sistema de regulação ajuda ou prejudica a produção de riqueza, a inovação e a criação de empregos".

As empresas italianas, segundo o estudo, têm "uma liberdade econômica na Europa de 35 pontos, bem abaixo da média europeia (57) e da pontuação máxima da Irlanda (74)", precisa a análise.

O estudo, que considerou cinco áreas, coloca a Itália nas últimas posições (exceto em "liberdade de trabalho") e na última quanto à "liberdade fiscal", "liberdade de regulamentação" e "liberdade de imprensa". (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios