Será o século XIX o carro-chefe do Carnaval de Veneza 2011, que acontece até o dia 8 de março.
No ano do 150º aniversário da Unificação da Itália, Veneza persegue sua feminilidade sedutora ao evocar as grandes heroínas pós-românticas do século XIX, a quem dedica o Carnaval, desarmando em leitura popular e jocosa os confrontos entre os oficiais austríacos e os italianíssimos Comitês para a União do Reino da Itália, e voltando a se casar com os venezianos, nos teatros e museus locais, em um tete a tete feito de concertos, peças de teatro, representações históricas, grandes bailes e projeções de filmes.
Com redingote e crinolinas, a cidade redescobre sua alma com o tema deste Carnaval e destaca o antigo endereço. O evento foi inaugurado com o ''Grande brinde'', encontro onde venezianos e turistas deram oficialmente as boas-vindas ao Carnaval.
Na programação 2011 também não faltarão eventos clássicos, como o "Voo do Anjo" (27 fevereiro, às 12h locais, na praça de São Marcos, com a descida do campanário) e a "Festa das Marias" (sábado 26 e terça-feira 8 de março) que recorda a homenagem que o Doge levava anualmente a 12 lindas e humildes donzelas venezianas, presenteando-as com jóias ducais para o casamento. A Festa, um momento único para admirar os costumes da tradição veneziana, vai se revelando com o passar dos dias.
A cerimônia de premiação, com a coroação da "Maria" vencedora, se realizará na terça-feira gorda, em 8 de março, ao término da procissão aquática, saindo de San Giacomo dell'Orio com destino à praça de São Marcos, onde às 17h locais, o Doge coroará a dama mais doce e gentil, em data que coincide com o Dia Internacional da Mulher.
Ainda no programa, as evocações históricas (fim de semana de 26 e 27 e domingo 6 de março na praça de São Marcos) e a re-proposta do Carnaval das Crianças ao longo de todo o evento. Uma iniciativa que se realizará em Veneza e seus arredores, com entretenimentos e jogos para os pequeninos.
No domingo 6 de março, às 12h, a despedida do Carnaval 2011 com o "Voo do Asno": uma paródia do Voo do Anjo que se realizará em Mestre, onde moradores e turistas re reúnem para uma festa dedicada às famílias.
As cortinas descerão sobre o Carnaval do século XIX com o espetáculo final da "Remada do Silêncio", uma longa procissão de gôndolas e barcos a remo pelo Canal Grande, iluminado por um clima do século XIX e com a chegada de numerosos balões de papel iluminados, que serão soltos ao vento, para marcar o fim do Carnaval e o início da Quaresma. (ANSA)