Notícias

“Mil dias é a última chance para a Itália”, diz primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

"O 'Mil Dias' é a última chance para recuperar o tempo perdido, o programa de recuperação após perdermos tanto tempo". Com essa frase, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, começou seu discurso no Parlamento para defender suas reformas políticas e administrativas, o chamado programa "Mil Dias".

"A seriedade de nossa abordagem decorre da consciência forte e generalizada de que, no final deste processo, poderemos não só reverter a história, mas colocar a Itália, novamente, no caminho certo. Se perdermos, não perde o governo. Perde a Itália", declarou Renzi aos parlamentares afirmando que as mudanças poderão ser plenamente sentidas a partir de fevereiro de 2018.

O premier aproveitou para comentar o momento econômico de toda a Europa, afirmando que "a zona do euro está parada" e que a boa notícia econômica para os italianos é que o país "parou de cair, mas isso ainda não é o suficiente".

Ele ainda reconheceu que a ajuda de 80 euros para as famílias de baixa renda não "teve o efeito esperado" e destacou que "é preciso fazer mais, mas ao menos já começamos". Renzi ressaltou que "o nosso objetivo é voltar a crescer começando pelo emprego" porque o aumento de 83 mil vagas de trabalho registrado em junho "é insuficiente".

Para falar da divisão entre ricos e pobres que ocorre no país, o premier usou uma frase forte, pedindo o "fim do apartheid" no mundo do trabalho. "Ao final dos mil dias, o direito ao trabalho não poderá ser como hoje. Não há nada mais desigual do que dividir os cidadãos entre série A e série B. O tratamento no mundo do trabalho não pode ser baseado no apartheid", declarou o primeiro-ministro.

Renzi ainda salientou que "respeitará" o trabalho do Parlamento, mas que caso seja necessário "também estamos prontos para intervir com medidas de emergência porque não podemos perder nem um segundo a mais".

Ele também falou sobre a reforma do judiciário, afirmando que sua proposta "deve cancelar o violento encontro ideológico do passado" e rebateu as críticas de que não quer a independência da Justiça, ressaltando que mesmo que isso "não seja cômodo".

Ao final da fala, que durou cerca de 45 minutos, Renzi foi aplaudido pelos parlamentares italianos. O primeiro-ministro tem como bandeira de seu governo o chamado programa "Mil Dias". O projeto é dividido em 10 propostas, das quais cinco possuem caráter político e cinco tem um perfil "administrativo".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios